O Melhor da Rota da Seda • Setembro 2025
Encante-se com as descobertas da Ásia Central: Quirguistão, Sul do Uzbequistão e Tajiquistão.
1° dia – São Paulo
Apresentação no aeroporto para embarque em voo com conexão e destino a Lisboa. Noite a bordo.
2° dia – Lisboa
Chegada na capital portuguesa. Recepção no aeroporto e traslado ao Hotel Turim Avenida da Liberdade 4****.
3° dia – Lisboa
Café da manhã no hotel. Em horário oportuno, traslado ao aeroporto para embarque em voo com conexão e destino a Bishkek. Noite a bordo.
4° dia – Bishkek
Chegada de madrugada à capital do Quirguistão, fundada pelos uzbeques em meados do século XIX, designada de Bishkek até 1926 e de Frunze entre 1926 e 1991. Recepção no aeroporto e traslado ao Hotel Ramada by Wyndham Bishkek Centre 4****. Acomodação imediata e tempo livre para descanso. Em horário oportuno, saída para visita ao Museu Nacional de Belas Artes. Almoço. Passeio, a pé, pela área central de Bishkek, com destaque para o Monumento a Manas, herói nacional, a estátua de Kurmanjan Datka, mulher estadista envolvida na integração desta região na Rússia e o Monumento a Lenin. Continuação das visitas pelo Bazaar de Osh, um dos maiores bazares de Bishkek onde é possível encontrar desde produtos alimentícios a vestuários e instrumentos musicais. À seguir, passaremos pela praça principal – Ala Too, praça antiga, bem como pela Praça da Vitória, destinada a homenagear a vitória na II Guerra Mundial. Visita exterior à nova Mesquita de Bishkek, uma réplica da Mesquita Azul de Istambul. Regresso ao nosso hotel e jantar.
5° dia – Bishkek – Burana – Cholpon Ata
Pensão completa (Café da manhã + Almoço + Jantar). Partida em direção a Cholpon Ata, uma cidade de veraneio na costa norte do Lago Issyk Kul, onde teremos um momento para apreciar a vista sobre o lago. Visita ao complexo histórico da Torre Burana, protegido pela UNESCO como parte da rota da seda. Este é composto por um minarete – a Torre de Burana –, mausoléus, sepulcros e as ruínas de um castelo. Este museu ao ar livre é tudo o que restou da antiga cidade de Balasagun, cuja estrutura foi severamente abalada por terramotos de séculos anteriores. Almoço típico em casa de uma família local, momento único para tomarmos contacto com a realidade rural desta região da Ásia Central. Passeio de barco pelo lago (se as condições climáticas o permitirem). Acomodação no Hotel Raduga Resort 3*** Jantar.
6° dia – Cholpon Ata – Bishkek Osh
Pensão completa (Café da manhã + Almoço + Jantar). Visita aos Petróglifos de Cholpon Ata. Um “jardim de pedras”, onde se conservam dezenas de pinturas rupestres. Acredita-se que era um local onde se realizavam rituais religiosos exaltando o mundo espiritual da população nômade da região do Lago Issyk Kul. Almoço. Em horário oportuno, traslado ao aeroporto de Bishkek para embarque no voo com destino a Osh. Chegada a Osh, a segunda maior cidade do país que, no séc. VIII, era um grande centro de produção de seda. Apesar de muitos dos seus monumentos não terem resistido às invasões mongóis que afetaram a região, a cidade mantém a reputação de concorrido centro de comércio. Jantar em um restaurante local e traslado ao Hotel Classic 4****.
7° dia – Osh – Dustlik – Fergana
Pensão completa (Café da manhã + Almoço + Jantar). Visita à Montanha Suleiman, um dos principais santuários do mundo islâmico na Ásia Central. Protegida pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade foi, em tempos, um importante local de peregrinação muçulmano, e hoje oferece aos seus visitantes uma maravilhosa vista sobre a cidade. Visita ao Museu Montanha Suleiman, situado na caverna principal da montanha, onde é retratado e ilustrado o desenvolvimento histórico e religioso da região. Subida pela colina, seguindo os passos dos peregrinos, até ao topo da montanha onde se situa a pequena Mesquita de Babur, imperador e fundador da Dinastia Mogol, com uma excelente vista sobre a cidade. À seguir, visita ao mercado de Osh, bazar local que se distingue pelas suas cores orientais, especiarias, frutas e legumes. Continuação para a praça principal de Osh, Ala-Too, onde se podem ver os edifícios do governo e a famosa estátua de Lenin, a maior da Ásia Central, curiosamente posicionada em frente à bandeira nacional, símbolo da recente independência do país. Almoço. À tarde, partida rumo a Dustlik, percorrendo uma rota que destaca a riqueza e a importância da agricultura nesta região. Após as formalidades de fronteira com o Uzbequistão, seguimos viagem para Fergana. Durante o trajeto, somos acompanhados por uma paisagem deslumbrante: de um lado, as montanhas imponentes do Quirguistão; do outro, o famoso Vale de Fergana, conhecido por sua próspera cultura agrícola, onde se sobressaem vastos pomares, vinhedos e uma variedade de plantações. Chegada a Fergana e acomodação no Hotel Asia Fergana 2** superior. Jantar.