Portugal e suas Aldeias • Setembro 2025
Conheça muitas das pequenas e pitorescas aldeias que compõem a história de Portugal!
Conheça muitas das pequenas e pitorescas aldeias que compõem a história de Portugal!
1° dia – São Paulo
Apresentação no aeroporto para embarque em voo com conexão e com destino a Portugal. Noite a bordo.
2° dia – Porto
Chegada a Porto, terra onde a causa maior tem sido a liberdade. Não é por acaso que lhe passaram a chamar a “Cidade Invicta”, ou seja, aquela que não se deixa vencer! Recepção no aeroporto e traslado ao Hotel Acta The Avenue 4****.
3° dia – Porto
Café da manhã. Passeio panorâmico pela cidade, percorrendo os seus principais pontos turísticos, ruas, praças e avenidas, seguido de visita, a pé, com destaque para a Sé do Porto, passagem exterior pela Igreja São Lourenço dos Grilos e descida pela Rua de Sant’Ana, onde na época medieval existia uma das principais portas de entrada na Antiga Muralha Primitiva, por onde os portuenses e forasteiros chegavam à zona ribeirinha e mercantil do Porto. Continuação pela Rua da Bainharia em direção à Ribeira, passando na Praça do Infante D. Henrique, onde se encontram os emblemáticos edifícios Mercado Ferreira Borges, Palácio da Bolsa e Igreja de São Francisco (exteriores). Almoço e à seguir, início de cruzeiro das 6 pontes no Rio Douro, com duração aproximada de uma hora, observando as seis magníficas pontes, as adegas de Vinho do Porto e as margens ribeirinhas do Porto e Vila Nova de Gaia, que são das zonas mais pitorescas destas duas cidades.
4° dia – Porto – Viseu – Guarda
Café da manhã. Partida do Porto, com destino a Viseu. Visita à cidade conhecida pelos seus aveludados vinhos tintos e iguarias gastronômicas. Visita interior à Sé, de estilo gótico, erguida entre os séc. XIII e XIV, bem como à Igreja da Misericórdia, de estilo rococó. Passagem pela Porta do Soar de Cima, aberta durante o cerco afonsino no séc. XV. Continuação para a Guarda, a cidade mais alta de Portugal, a 1.056 metros de altitude. Fundada por D. Sancho I, foi assim denominada pelo seu papel como guarda da fronteira. Visita ao centro histórico com destaque para a Sé Catedral, construída entre 1390 e 1540, semelhante a uma fortaleza com os seus pináculos e gárgulas. Jantar e acomodação no Hotel Versatile 4****.
5° dia – Guarda – Almeida – Figueira de Castelo Rodrigo – Guarda
Café da manhã. Saída para Almeida, aldeia fortificada que vista do ar se assemelha a uma estrela de 12 pontas. Visita à Praça Forte e destaque para a Torre do Relógio; as ruínas do Castelo, classificadas como Monumento Nacional desde 1928 e a Igreja Matriz. À tarde, continuação para Figueira de Castelo Rodrigo, e visita desta aldeia rodeada por uma cintura muralhada, integrante da rota de peregrinos a Santiago de Compostela, onde se ergueu a Igreja de Nossa Senhora de Rocamador, no séc. XIII. Regresso ao nosso hotel na Guarda. Jantar.
6° dia – Guarda – Celorico da Beira – Linhares da Beira – Guarda
Café da manhã. Saída para Celorico da Beira, a aldeia situada no sopé da Serra da Estrela, com visita exterior ao seu Castelo, testemunho da importância estratégico-militar do local durante a Idade Média. Entrada no Solar do Queijo, museu localizado no edifício dos Antigos Paços do Concelho. A exposição dos artefatos utilizados no fabrico do tradicional Queijo Serra da Estrela dá-nos a conhecer todo esse processo, desde a ordenha até a chegada do queijo à mesa do consumidor. A visita termina com uma degustação de Queijo Serra da Estrela e embutidos. Continuação para Linhares da Beira, um autêntico museu ao ar livre, com um passado rico e bem guardado até aos nossos dias. Visita ao Castelo, implantado no pico rochoso que domina o vale do Mondego, e para a sua Igreja. Regresso à Guarda para o pernoite. Jantar.
7° dia – Guarda – Sabugal – Sortelha – Belmonte – Guarda
Café da manhã. Partida em direção ao Sabugal, bela cidade de Beirã, desde cedo palco de diversos conflitos e batalhas relacionados com a defesa da Nacionalidade. Destaque para o Castelo, com a torre de de base pentagonal. Continuação para Sortelha, considerada uma das aldeias mais bem conservadas de Portugal, por manter a sua fisionomia urbana e arquitetônica inalterada até aos dias de hoje. Passeio pelas ruas vigiadas pelo castelo do séc. XIII, classificado como monumento nacional desde 1910, com parada no Pelourinho e na Igreja Matriz dedicada a Nossa Senhora das Neves. Almoço em um restaurante local. À tarde, continuação para Belmonte, lugar intimamente ligado à história do Judaísmo em Portugal, que abriga, ainda hoje, a maior comunidade judaica do país. Foi, durante gerações, um feudo da família Cabral, à qual pertenceu o ilustre descobridor do Brasil, Pedro Álvares Cabral. Visita à Igreja de Santiago e Panteão dos Cabrais, ao Museu Judaico, ao Ecomuseu do Zêzere e ao Museu dos Descobrimentos. Regresso à Guarda para o pernoite.
8° dia – Guarda – Castelo Branco – Estremoz
Café da manhã. Saída para Castelo Branco, capital da Beira Baixa. Início de visita panorâmica pela cidade com destaque para Sé Catedral ou Igreja Matriz de S. Miguel, cuja construção remonta ao período da Idade Média, o Castelo e as Muralhas. Visita ao Jardim do Paço Episcopal, um dos mais extraordinários jardins barrocos portugueses, que conjuga arbustos perfeitamente aparados com magníficas esculturas. Almoço em um restaurante local. À tarde, continuação para Estremoz, conhecida como “cidade branca” do Alentejo devido ao mármore branco, elemento que marca fortemente a paisagem urbana, já que não deve existir na cidade um único edifício, calçada ou chafariz que não possua este material de construção. Visita à cidade com destaque para a Torre de Menagem que marca o início da nossa viagem pelo mármore, um exemplar da arquitetura gótica datado do final da Idade Média, construído na sua totalidade com mármore. Continuação das visitas percorrendo alguns dos mais emblemáticos edifícios desta cidade como o Convento de São Francisco, o Convento dos Congregados, o Café Águias d’Ouro e os Paços do Concelho (visitas exteriores). Acomodação no Hotel Pateo dos Solares 5*****.
9° dia – Estremoz – Arraiolos – Évora – Lisboa
Café da manhã. Saída para a aldeia de Arraiolos, conhecida mundialmente graças aos famosos tapetes, aqui produzidos artesanalmente. Visita ao Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos, um espaço museológico permanente e ao serviço da comunidade, que tem como missão promover o estudo e a divulgação do Tapete de Arraiolos, assim como a sua conservação, proteção, valorização e reconhecimento enquanto patrimônio histórico, artístico e etnográfico, tanto na sua vertente material como imaterial. Continuação em direção a Évora. Almoço e início da visita à cidade com o seu centro histórico patrimônio da Humanidade pela UNESCO com destaque para a Praça do Giraldo, praça central da cidade histórica, centro político e religioso, atualmente o maior espaço de atividade social da cidade; o Templo Romano, vulgarmente conhecido como Templo de Diana; visita ao interior da Catedral de Évora, uma construção monumental românico gótico, edificado entre 1283 e 1308 e à Capela dos Ossos, um dos mais conhecidos monumentos de Évora que se situa na Igreja de São Francisco e foi construída no séc. XVII com o intuito de transmitir a mensagem da transitoriedade da vida. Saída em direção a Lisboa. Acomodação no Hotel Vip Executive Art’s 4****.